Informações úteis do dia a dia

COMPA NEWS

Atividade extracurricular como coadjuvante no desenvolvimento das crianças e adolescentes

Para uma aprendizagem efetiva, são muitos processos que colaboram para um desenvolvimento integral do estudante. Tais processos se realizam em vários momentos escolares apontados no currículo, na didática, metodologias e nas propostas pedagógicas. 

As atividades extracurriculares para além da sala de aula, é uma das propostas que é coadjuvante no desenvolvimento da criança e do adolescente, servem de estímulo para desenvolver habilidades e talentos, podendo ser um momento de descompressão para os estudantes que se estressam com as obrigações escolares.

O conhecimento técnico estabelecido nas atividades extracurriculares pode ser também um coadjuvante na escolha profissional do estudante no futuro, pois é neste momento que ele poderá descobrir o que mais gosta, o que faz sentido e o que de fato é do seu próprio interesse aprender.

Desta forma, pode-se reforçar a relevância das atividades extracurriculares por propiciar o desenvolvimento ou o aprimoramento de habilidades, capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais que podem ser trabalhadas complementando o processo de formação, sem focar apenas nas disciplinas com teor avaliativo/obrigatório, como por exemplo: provas, vestibulares etc… Vão além do currículo tradicional, trazem um olhar diferenciado sobre as necessidades do sujeito aprendente,  observando outras questões importantes para o seu desenvolvimento, podendo colaborar para uma fase adulta mais autônoma e responsável.

Além disso, o vínculo que o estudante estabelece com o colega de forma mais descontraída, favorece a uma melhor interação e sociabilidade entre pares, que, segundo Vygotsky (2007, p. 98), é na interação  do coletivo, das relações com o outro que as funções psicológicas são construídas na criança; além das possibilidades para experimentações, podendo perceber as afinidades de interesses e suas próprias descobertas que fazem com que qualquer atividade extracurricular seja de grande proveito para crianças e adolescentes.

Para além da escolha da atividade, o direcionamento para cada faixa etária deve ser observado, sobretudo respeitando as diferentes etapas de desenvolvimento para que tenham um total aproveitamento, e possam desenvolver tudo o que se pretende em cada modalidade oferecida. 

Enfim, as propostas de atividades extracurriculares tendem a ser aplicadas  cada vez mais pelos gestores escolares, considerando que o tempo de pandemia aguçou ainda mais essa necessidade de maior interação e sociabilidade no mundo de crianças e adolescentes que tiveram que se fechar devido à situação pandêmica. Assim, terão uma formação multidisciplinar e serão instigados à ampliação de um repertório em diversas áreas, como arte, música, esportes, idioma, tecnologia etc.

Artigo escrito por:

Picture of Ir. Vilma Freitas, odn

Ir. Vilma Freitas, odn

Pedagoga com Ênfase em Gestão Educacional e Educação Infantil. Mestre em Psicopedagogia com Experiência Educacional nos Colégios da Rede Internacional de Ensino da Companhia de Maria na Colômbia.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Receba nossa Newsletter

Newsletter
pt_BRPT