Para uma aprendizagem efetiva, são muitos processos que colaboram para um desenvolvimento integral do estudante. Tais processos se realizam em vários momentos escolares apontados no currículo, na didática, metodologias e nas propostas pedagógicas.
As atividades extracurriculares para além da sala de aula, é uma das propostas que é coadjuvante no desenvolvimento da criança e do adolescente, servem de estímulo para desenvolver habilidades e talentos, podendo ser um momento de descompressão para os estudantes que se estressam com as obrigações escolares.
O conhecimento técnico estabelecido nas atividades extracurriculares pode ser também um coadjuvante na escolha profissional do estudante no futuro, pois é neste momento que ele poderá descobrir o que mais gosta, o que faz sentido e o que de fato é do seu próprio interesse aprender.
Desta forma, pode-se reforçar a relevância das atividades extracurriculares por propiciar o desenvolvimento ou o aprimoramento de habilidades, capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais que podem ser trabalhadas complementando o processo de formação, sem focar apenas nas disciplinas com teor avaliativo/obrigatório, como por exemplo: provas, vestibulares etc… Vão além do currículo tradicional, trazem um olhar diferenciado sobre as necessidades do sujeito aprendente, observando outras questões importantes para o seu desenvolvimento, podendo colaborar para uma fase adulta mais autônoma e responsável.
Além disso, o vínculo que o estudante estabelece com o colega de forma mais descontraída, favorece a uma melhor interação e sociabilidade entre pares, que, segundo Vygotsky (2007, p. 98), é na interação do coletivo, das relações com o outro que as funções psicológicas são construídas na criança; além das possibilidades para experimentações, podendo perceber as afinidades de interesses e suas próprias descobertas que fazem com que qualquer atividade extracurricular seja de grande proveito para crianças e adolescentes.
Para além da escolha da atividade, o direcionamento para cada faixa etária deve ser observado, sobretudo respeitando as diferentes etapas de desenvolvimento para que tenham um total aproveitamento, e possam desenvolver tudo o que se pretende em cada modalidade oferecida.
Enfim, as propostas de atividades extracurriculares tendem a ser aplicadas cada vez mais pelos gestores escolares, considerando que o tempo de pandemia aguçou ainda mais essa necessidade de maior interação e sociabilidade no mundo de crianças e adolescentes que tiveram que se fechar devido à situação pandêmica. Assim, terão uma formação multidisciplinar e serão instigados à ampliação de um repertório em diversas áreas, como arte, música, esportes, idioma, tecnologia etc.
Artigo escrito por:
Ir. Vilma Freitas, odn
Pedagoga com Ênfase em Gestão Educacional e Educação Infantil. Mestre em Psicopedagogia com Experiência Educacional nos Colégios da Rede Internacional de Ensino da Companhia de Maria na Colômbia.