Receba nossa Newsletter
Fundamental Anos Iniciais
1º ao 5º ano
Ser referência na formação humana e acadêmica, por meio de ações inovadoras.
(Visão Colégio da Companhia de Maria – SP)



É nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que as crianças se reconhecem, criam e expandem suas habilidades. Nesse segmento, com planejamento forte e ancorado nos melhores recursos tecnológicos e didáticos e nas melhores metodologias, as crianças consolidam a fase de alfabetização, ampliam o vocabulário e passam a compreender, analisar, sintetizar, avaliar e aplicar diferentes tipos de conhecimento às situações do dia a dia; é a fase em que a teoria começa a fazer sentido por meio das aplicações práticas, das experiências, das perguntas e da resolução de problemas.
Segmento | Horário | Séries |
---|---|---|
Fundamental – Anos Iniciais | 13h00 às 18h00 | 2º ao 5º ano |
1º ano
Uma educação integral em tempo integral
Currículo Integral

Qualidade na permanência no Colégio 8h às 16h

Olhar personalizado e integral durante a jornada

O brincar livre e intencional a partir das vivências na Minicidade, parque, etc.

Aprendizagens a partir da exploração e investigação dos espaços e dos elementos que o compõem Salas Temáticas, horta, laboratório

Desenvolvimento das habilidades através de projetos. Aberto e colaborativo

Material didático para enriquecer a proposta - Jardim I e Jardim II

Imersão nos idiomas a partir do método CLIL
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as crianças se reconhecem, criam e expandem suas habilidades. Nesse segmento, com planejamento centrado nas aprendizagens das crianças, elas consolidam a fase de alfabetização, ampliam o vocabulário e são estimuladas a compreender, analisar, sintetizar, avaliar situações para a resolução de problemas cotidianos de modo colaborativo.

É nessa etapa em que devemos promover a comunicação com uso de linguagens e recursos que envolvam tecnologias variadas e ambientes estimulantes tornando o tempo escolar uma experiência de sentidos. As soluções educacionais adotadas oportunizem a escrita em diferentes portadores, a leitura com ampliação de repertório linguístico por meio das literaturas, o uso de plataformas digitais com interatividade para que os estudantes construam seus percursos de aprendizagem.
A fluência natural em Língua Inglesa se torna um dos pilares da formação para a cidadania global desde a infância através de metodologia que respeita as características dos estudantes de modo lúdico e identitário. Nessa perspectiva adotamos a metodologia CLIL como estratégia didática que respeita as temáticas de todo planejamento escolar para o aprendizado na segunda língua.
O uso de estratégias para o desenvolvimento do letramento, do raciocínio lógico, do senso investigativo, das múltiplas linguagens e de suas percepções socioemocionais, com vistas à formação da melhor versão de si é o que torna essa etapa tão rica para nossos estudantes.
Segmento | Horário | Séries |
---|---|---|
Fundamental – Anos Iniciais | 08h às 16h | 1º ano |

PROJETOS EDUCATIVOS
Interioridade
Aula aberta
Diálogos sobre a cultura indígena
AÇÕES PEDAGÓGICAS
Aprender em COMPAnhia
A roda de conversa é uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos e professores. Representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. Portanto, a roda de conversa tem por objetivo estimular a oralidade e a expressão dos sentimentos.
Poetizar” em COMPAnhia
A poesia é uma importante ferramenta para potencializar artisticamente, de forma descontraída e interessante, as habilidades leitoras e escritoras no estudante. Estimula a leitura, interpretação, criação e reflexão.
CO-Laborar em COMPAnhia
Ação pedagógica, com objetivo de desenvolver comportamento ético e responsabilidade social, formando a pessoa a ser, ser com o outro e atuar no mundo.
Compa em Rede
Com o objetivo de promover o pensamento filosófico, este momento, que se trata de um “encontro”, vai estimular a criatividade e pensamento crítico. Os temas serão livres ou propostos pelos estudantes, desde questões existenciais até outras curiosidades…
Perguntar mais, responder menos é a proposta da atividade.
Compa em DEBATE
Proposta de integração entre as turmas, para levantamento e discussão de assuntos de importância para a sociedade. A atividade contribui para construir argumentação e uma opinião válida, para desenvolver a habilidades orais, pensamento crítico e a alteridade.
Aula aberta
Momento que favorece o protagonismo, estimula a pesquisa e desperta a curiosidade.
A atividade propõe a seleção de temas que o estudante deseja aprofundar para apresentar à sua turma, contribuindo para a aquisição de habilidades como desenvoltura, autonomia e oratória.
Estudo do meio
Saídas pedagógicas que tem por objetivo contribuir e enriquecer a aprendizagem, tornando os temas aprendidos em sala de aula mais significativos.