Receba nossa Newsletter
Obras Sociais
“Nem todos calçam o mesmo sapato”
(Projeto Educativo Companhia de Maria)
Projeto Estender as Mãos
O Projeto “ESTENDER AS MÃOS” foi criado com a finalidade de conseguir contribuições financeiras, por meio de apadrinhamentos, parcerias com empresas, ou até mesmo doações de outro gênero, a fim de podermos continuar atendendo de forma digna as crianças, jovens e adultos inscritos em nossos projetos.
Nossas obras sociais são mantidas majoritariamente por meio de doações. Daí a busca incessante por pessoas e empresas que acreditem em nosso trabalho e queiram abraçar conosco essa causa.
É muito fácil apadrinhar: basta preencher a ficha de adesão e enviá-la ao nosso endereço.
Junte-se a nós! Apadrinhe uma criança!
Obras Sociais da Companhia de Maria - Brasil
1. Cejole
Fundado em 14 de outubro de 1990, o Centro de Educação Popular Santa Joana de Lestonnac, mais conhecido como CEJOLE, visa ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem e em situação de vulnerabilidade.
Como obra social da Companhia de Maria, é uma resposta ao clamor de quem busca e merece uma vida mais digna e mais plena, e tem por finalidade educar para o exercício da cidadania, com a consequente consciência dos direitos e deveres. Para isto, proporcionamos aos nossos usuários uma grande variedade de projetos, atividades educativas, culturais e de lazer, dando prioridade a crianças e adolescentes em situação de risco, no contraturno escolar.
Atualmente atendemos 120 crianças, 40 adolescentes e respectivas famílias.
Dentre as atividades e projetos, destacamos:
• Educação para a Paz
• Identidade
• Diversidade e inclusão
• Capoeira
• Literatura
• O corpo fala
• Jogos e brincadeiras
• Meio ambiente e sustentabilidade
• Mais amor no meu bairro
• Intervenções urbanas – ZELARTE
• Família virtuosa
• Terapia Floral
2. CESECOM – Centro Social e Educacional Companhia de Maria
O CESECOM, obra social da Companhia de Maria, que iniciou sua atividade em 1987, desenvolve um projeto de Educação Infantil, que atende 155 crianças entre 2 e 5 anos de idade e suas famílias, todas de baixa renda.
Além da parte acadêmica, de acordo com a Secretaria de Educação e o MEC, a instituição atua por meio de projetos, tais como: Corpo e Movimento, Higiene, Era uma vez… (Cultura afro-brasileira), Festa Junina, Prevenção da Dengue, Festa da Família, Capoeira, Acompanhamento Personalizado às famílias, além de Visitas Domiciliares.
3. Almenara – MG (Vale do Jequitinhonha)
Sensível à realidade das pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, a Companhia de Maria iniciou uma presença na cidade de Almenara, em 2002, com uma Comunidade de 4 irmãs.
Com aproximadamente 45.000 habitantes, a cidade está localizada no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do nosso país.
Hoje, as irmãs da Companhia de Maria, em parceria com a Diocese de Almenara e, lado a lado com os leigos, desenvolve as seguintes atividades e projetos, alguns próprios e outros em colaboração:
- Pastoral da Criança (Projeto da CNBB, hoje atuante em todas as regiões do país, por meio das respectivas Dioceses e Paróquias e tem como objetivos combater a desnutrição e subnutrição de crianças de zero a seis anos e a valorização da vida).
- Coral para crianças e adolescentes, que visa ao desenvolvimento de habilidades, melhora da autoestima, integração e participação mais ativa na comunidade.
- Jovens: Projeto Arte, Humanismo e Espiritualidade (AHE).
- Formação de líderes, jovens e adultos.
- Acompanhamento às Comunidades Rurais em suas necessidades, por meio de visitas, orientação, reuniões.
- Círculos bíblicos com a vizinhança: grupos que, a partir da palavra de Deus, se ajudam e comprometem com o desenvolvimento da Comunidade.
Lembre-se! É muito gratificante colaborar na EDUCAÇÃO dos nossos jovens e crianças para que possamos vislumbrar um futuro melhor para eles e para o país.
Colabore com as nossas Obras Sociais.
Apadrinhe uma criança! É muito fácil apadrinhar. Procure-nos!