Receba nossa Newsletter
Educação Infantil e 1º ano
Uma educação integral em tempo integral
Currículo Integral
Qualidade na permanência no Colégio 8h às 16h
Olhar personalizado e integral durante a jornada
O brincar livre e intencional a partir das vivências na Minicidade, parque, etc.
Aprendizagens a partir da exploração e investigação dos espaços e dos elementos que o compõem Salas Temáticas, horta, laboratório
Desenvolvimento das habilidades através de projetos. Aberto e colaborativo
Material didático para enriquecer a proposta - Jardim I e Jardim II
Imersão nos idiomas a partir do método CLIL
Educar na vida e para vida, por meio de uma relação que acompanha, integra e ajuda a crescer.
(Visão Colégio da Companhia de Maria – SP)
A expansão do currículo da Educação Infantil se estabeleceu a partir da evolução proposta com os campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, a partir de 2023 as crianças terão um currículo em tempo integral que também representa a inovação prevista nas diretrizes da Rede Internacional de Ensino da Companhia de Maria.
Em nosso projeto educativo defendemos uma proposta que tenha a criança no centro do processo de aprendizagem tornando-a sempre um ser percebido em sua integralidade e capaz de desenvolver sua melhor versão. O novo Modelo Pedagógico Companhia de Maria – “SIGNA” – incorpora as contribuições da Educação Personalizada .
É nessa fase da vida, que devemos oportunizar as descobertas com vivências que explorem os ambientes que educam, as relações e os sentidos. Por meio de experiências que envolvam o brincar, o criar e o expressar-se, promovemos a construção de sujeito que aprende a conviver desenvolvendo habilidades a partir de suas interações em diferentes linguagens.
“Uma relação que acompanha, integra e ajuda a crescer”
A fluência natural em Língua Inglesa se torna um dos pilares da formação de um cidadão global desde a infância através de metodologia que respeita às características dos estudantes de modo lúdico e identitário.
Uma das metodologias adotadas é a de projetos. Ela é aberta, colaborativa e em constante processo de avaliação, sobretudo das práticas pedagógicas.
Os momentos de aprendizagem acontecem na minicidade e nos espaços ambientados e alternados, em pequenos e grandes grupos, para desenvolver as habilidades que lhe são peculiares. Os espaços propiciam o contato com as diversas áreas do conhecimento, além de possibilitar uma experiência emocional e estética. São priorizadas a participação ativa no processo, autonomia e experimentação.
Com planejamento ancorado nos melhores recursos tecnológicos e metodológicos, as crianças dessa faixa etária têm garantido o desenvolvimento do letramento, do raciocínio lógico, das múltiplas linguagens e de suas percepções socioemocionais, com vistas à formação da melhor versão de si.
Segmento | Horário | Séries |
---|---|---|
Educação Infantil | 08h às 16h | Minimaternal ao Jardim II |
1º ano - Ensino Fundamental Anos Iniciais
Uma educação integral em tempo integral
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as crianças se reconhecem, criam e expandem suas habilidades. Nesse segmento, com planejamento centrado nas aprendizagens das crianças, elas consolidam a fase de alfabetização, ampliam o vocabulário e são estimuladas a compreender, analisar, sintetizar, avaliar situações para a resolução de problemas cotidianos de modo colaborativo.
É nessa etapa em que devemos promover a comunicação com uso de linguagens e recursos que envolvam tecnologias variadas e ambientes estimulantes tornando o tempo escolar uma experiência de sentidos. As soluções educacionais adotadas oportunizem a escrita em diferentes portadores, a leitura com ampliação de repertório linguístico por meio das literaturas, o uso de plataformas digitais com interatividade para que os estudantes construam seus percursos de aprendizagem.
A fluência natural em Língua Inglesa se torna um dos pilares da formação para a cidadania global desde a infância através de metodologia que respeita as características dos estudantes de modo lúdico e identitário. Nessa perspectiva adotamos a metodologia CLIL como estratégia didática que respeita as temáticas de todo planejamento escolar para o aprendizado na segunda língua.
O uso de estratégias para o desenvolvimento do letramento, do raciocínio lógico, do senso investigativo, das múltiplas linguagens e de suas percepções socioemocionais, com vistas à formação da melhor versão de si é o que torna essa etapa tão rica para nossos estudantes.
FÉRIAS DIVERTIDAS
Ofereceremos as Férias Divertidas nos meses de janeiro e julho, no período das férias escolares, com uma programação dinâmica e especialmente preparada para todas as crianças.
É uma grande oportunidade de curtir esse tempo de modo prazeroso e seguro, em meio a profissionais especializados!
Ações Pedagógicas
Aprender em Cia
A roda de conversa representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto.
Poetizar em COMPAnhia
A poesia é uma importante ferramenta para potencializar artisticamente, de forma descontraída e interessante, as habilidades leitoras e escritoras no estudante.
CO-Laborar em Cia
Objetivo de desenvolver comportamento ético e responsabilidade social, formando a pessoa a ser, ser com o outro e atuar no mundo.
Segmento | Horário | Séries |
---|---|---|
Fundamental – Anos Iniciais | 08h às 16h | 1º ano |
PROJETOS EDUCATIVOS
CO-Laborar em Cia
Ação pedagógica, com objetivo de desenvolver comportamento ético e responsabilidade social, formando a pessoa a ser, ser com o outro e atuar no mundo.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
Aprender em Cia
A roda de conversa é uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos e professores. Representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. Portanto, a roda de conversa tem por objetivo estimular a oralidade e a expressão dos sentimentos, além de fortalecer os vínculos.
Compa em Rede
Com o objetivo de promover o pensamento filosófico, este momento, que se trata de um “encontro”, vai estimular a criatividade e pensamento crítico. Os temas serão livres ou propostos pelos estudantes, desde questões existenciais até outras curiosidades…
Perguntar mais, responder menos é a proposta da atividade.
Poetizar” em COMPAnhia
A poesia é uma importante ferramenta para potencializar artisticamente, de forma descontraída e interessante, as habilidades leitoras e escritoras no estudante. Estimula a leitura, interpretação, criação e reflexão.