É nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que as crianças se reconhecem, criam e expandem suas habilidades. Nesse segmento, com planejamento forte e ancorado nos melhores recursos tecnológicos e didáticos e nas melhores metodologias, as crianças consolidam a fase de alfabetização, ampliam o vocabulário e passam a compreender, analisar, sintetizar, avaliar e aplicar diferentes tipos de conhecimento às situações do dia a dia; é a fase em que a teoria começa a fazer sentido por meio das aplicações práticas, das experiências, das perguntas e da resolução de problemas.
Segmento | Horário | Séries |
---|---|---|
Fundamental – Anos Iniciais | 13h00 às 18h00 | 2º ao 5º ano |
Qualidade na permanência no Colégio 8h às 16h
Olhar personalizado e integral durante a jornada
O brincar livre e intencional a partir das vivências na Minicidade, parque, etc.
Aprendizagens a partir da exploração e investigação dos espaços e dos elementos que o compõem Salas Temáticas, horta, laboratório
Desenvolvimento das habilidades através de projetos. Aberto e colaborativo
Material didático para enriquecer a proposta - Jardim I e Jardim II
Imersão nos idiomas a partir do método CLIL
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as crianças se reconhecem, criam e expandem suas habilidades. Nesse segmento, com planejamento centrado nas aprendizagens das crianças, elas consolidam a fase de alfabetização, ampliam o vocabulário e são estimuladas a compreender, analisar, sintetizar, avaliar situações para a resolução de problemas cotidianos de modo colaborativo.
É nessa etapa em que devemos promover a comunicação com uso de linguagens e recursos que envolvam tecnologias variadas e ambientes estimulantes tornando o tempo escolar uma experiência de sentidos. As soluções educacionais adotadas oportunizem a escrita em diferentes portadores, a leitura com ampliação de repertório linguístico por meio das literaturas, o uso de plataformas digitais com interatividade para que os estudantes construam seus percursos de aprendizagem.
A fluência natural em Língua Inglesa se torna um dos pilares da formação para a cidadania global desde a infância através de metodologia que respeita as características dos estudantes de modo lúdico e identitário. Nessa perspectiva adotamos a metodologia CLIL como estratégia didática que respeita as temáticas de todo planejamento escolar para o aprendizado na segunda língua.
O uso de estratégias para o desenvolvimento do letramento, do raciocínio lógico, do senso investigativo, das múltiplas linguagens e de suas percepções socioemocionais, com vistas à formação da melhor versão de si é o que torna essa etapa tão rica para nossos estudantes.
Segmento | Horário | Séries |
---|---|---|
Fundamental – Anos Iniciais | 08h às 16h | 1º ano |
Aprender em COMPAnhia
A roda de conversa é uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos e professores. Representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. Portanto, a roda de conversa tem por objetivo estimular a oralidade e a expressão dos sentimentos.
Poetizar” em COMPAnhia
A poesia é uma importante ferramenta para potencializar artisticamente, de forma descontraída e interessante, as habilidades leitoras e escritoras no estudante. Estimula a leitura, interpretação, criação e reflexão.
CO-Laborar em COMPAnhia
Ação pedagógica, com objetivo de desenvolver comportamento ético e responsabilidade social, formando a pessoa a ser, ser com o outro e atuar no mundo.
Compa em Rede
Com o objetivo de promover o pensamento filosófico, este momento, que se trata de um “encontro”, vai estimular a criatividade e pensamento crítico. Os temas serão livres ou propostos pelos estudantes, desde questões existenciais até outras curiosidades…
Perguntar mais, responder menos é a proposta da atividade.
Compa em DEBATE
Proposta de integração entre as turmas, para levantamento e discussão de assuntos de importância para a sociedade. A atividade contribui para construir argumentação e uma opinião válida, para desenvolver a habilidades orais, pensamento crítico e a alteridade.
Aula aberta
Momento que favorece o protagonismo, estimula a pesquisa e desperta a curiosidade.
A atividade propõe a seleção de temas que o estudante deseja aprofundar para apresentar à sua turma, contribuindo para a aquisição de habilidades como desenvoltura, autonomia e oratória.
Estudo do meio
Saídas pedagógicas que tem por objetivo contribuir e enriquecer a aprendizagem, tornando os temas aprendidos em sala de aula mais significativos.
© 1957-2024 Colégio da Companhia de Maria • São Paulo | ANECOM • Brasil Todos os direitos reservados
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |